Primeiro Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras


Nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2006, era realizado o primeiro encontro nacional dos clubes e sociedades negras do Brasil. Esse evento foi pensado logo após a realização de um encontro entre clubes do estado do Rio Grande do Sul, onde foi pautado a necessidade de um encontro que reunisse os clubes de todo o Brasil. No mesmo ano o grande evento aconteceu e obteve um total de 300 participantes!! 🎉🎉

Dentre eles 53 representavam clubes do RS, 14 de outros estados (SC, SP, RJ, MG e BA) e outros setores da sociedade negra, como remanescentes de quilombos, religiosidade, grupos de axé/blocos e afro/escola fizeram parte desse grande evento.

Foram realizados diversos debates e apresentações de ações sobre a existência e as condições dos Clubes, dos centros e culturas afro, Ecomuseus e museus comunitários. 

O objetivo central desse encontro era promover a visibilidade dos clubes negros, contribuir para o crescimento e o fortalecimento desses espaços de memória e ancestralidade, unir as formas de existir e resistir.